logo
Lista de faculdades Lista de cursos Lista de profissões Revista Quero Central de ajuda

banner image banner image
Profissões

Quem ganha mais: policial civil ou militar?

por Leonardo Messias em 17/05/24

Decidir entre uma carreira na Polícia Civil ou na Polícia Militar pode ser uma escolha importante para profissionais que almejam ingressar nas forças de segurança pública

Encontre bolsas de estudo com 80% de desconto

Além das diferenças de responsabilidades e natureza do trabalho, um aspecto que pode influenciar essa decisão é o salário. 

Com base no último Raio-x das forças de segurança pública no Brasil, divulgado pelo Fórum de Segurança Pública, este texto explora as diferenças salariais entre as duas carreiras, oferecendo uma perspectiva para aqueles que consideram seu futuro profissional na polícia.


Veja também:
Precisa fazer faculdade para ser policial? Entenda!
Polícia Civil: saiba o que é preciso para ingressar na carreira

Entendendo as funções: Polícia Civil vs. Polícia Militar

Antes de comparar os salários, é importante entender as funções distintas dessas duas forças:

Polícia Civil

A Polícia Civil é responsável pela investigação de crimes, atuando principalmente após a ocorrência dos delitos. Os profissionais conduzem inquéritos, coletam evidências e desempenham um papel central na resolução de casos criminais.

Polícia Militar

Por outro lado, a Polícia Militar foca na prevenção de crimes e na manutenção da ordem pública. Esses profissionais patrulham as ruas, respondem a ocorrências imediatas e garantem a segurança cotidiana da comunidade.

Comparação salarial: quem ganha mais?

Com base no recente relatório do Fórum de Segurança Pública, os salários médios brutos de cada corporação é de:

Os números demonstram que os policiais civis têm uma vantagem salarial em relação aos policiais militares. Esta diferença pode ser atribuída a diferentes fatores, incluindo o nível de especialização exigido para conduzir investigações e a natureza burocrática do trabalho na Polícia Civil.

O que considerar ao escolher entre Polícia Civil e Militar?

Além da diferença salarial, existem outros fatores a serem considerados para a decisão entre a carreira na Policial Civil ou Militar, como:

Preferências pessoais e aptidões

Considere suas habilidades e interesses. Se você tem uma inclinação para o trabalho investigativo e analítico, a Polícia Civil pode ser mais adequada. Se você prefere um trabalho dinâmico e comunitário, a Polícia Militar pode suprir o seu desejo.

Impacto na comunidade e riscos

Ambas as carreiras têm impactos na comunidade, mas com riscos diferentes. Pesar o tipo de impacto que você deseja ter e os riscos associados pode ser importante.

Oportunidades de crescimento

Embora o salário inicial na Polícia Civil seja maior, é importante considerar as oportunidades de promoção e crescimento a longo prazo em ambas as carreiras.

Qual carreira seguir?

Se você está indeciso quanto a sua escolha profissional, saiba que a Quero Bolsa pode te ajudar. No site, você tem acesso ao Teste Vocacional, desenvolvido especificamente para relacionar as suas competências e habilidades com cursos e áreas do conhecimento.

O processo é simples e gratuito. Clique no botão abaixo e confira.

Faça o Teste Vocacional gratuito

Confira algumas faculdades bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem descontos especiais pela Quero Bolsa:

banner image banner image

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2024 CNPJ: 10.542.212/0001-54